o Pinterest é uma das plataformas mais antigas da internet, nascida em berço de Silicon Valley, há apenas uma década. Onde diversos falharam em frente a gigantes como Facebook, Twitter ou Instagram, a plataforma continua a crescer até regressar aos duzentos milhões de usuários mensais ativos em o mundo todo. Falamos com Evan Sharp, co-fundador e ceo da companhia, que deixa claro: “o Pinterest não quer ser uma mídia social.
Pro que só conheçam Facebook e Twitter, O que As pessoas pensam, erroneamente, que o Pinterest é uma rede social, e não o é. O Pinterest é uma plataforma de uso particular, ou destinada a encontrar ideias. Uma rede onde não compartilha, mas acumula idéias ou projetos.
A título de exemplo, eu tenho fotos que eu fui guardando para organizar a minha viagem a Madrid, ou de ideias pra decorar o quarto de minha futura filha. Como uma imagem vale mais que mil palavras? Mas bem como é um excelente recinto para encontrar ideias. O são publicados 100.000 milhões de ideias por mês!
Realmente, como é que lhe aconteceu para desenvolver uma plataforma de imagens? No começo da criamos para nós. Era arquiteto, tinha um monte de imagens de edifícios, entretanto era muito trabalhoso organizá-los de forma descomplicado. Em 2010, construímos a primeira versão para guardar links para conteúdos de arquitetura.
Depois divulgamos com os amigos e a família, e após um ano se tornou super popular. O incrível é que de imediato tornou-se uma ferramenta pessoal. Servimos 10.000 milhões de recomendações diárias de nossos usuários de tema que lhes possa interessar. Conteúdo relevante pra eles. Em Portugal, tentamos enfatizar elementos locais, a justificativa de que o nosso crescimento nesse lugar tenha se multiplicado. Você imediatamente trabalha ou anedota nesse caminho?
Nossa primeira escritório era um apartamento, havia duas pessoas vivendo lá, e novas oito trabalhando. Tudo estava agitado. O primeiro investidor, quando entrou no apartamento, viu-nos que estávamos todos juntos trabalhando em t-shirt, muito informal, entretanto ainda, e tudo nos predito um vasto futuro e aposto por nós.
- Por que escolheu a noite? Como lhe parece mais atraente
- Er tiro: Lança mísseis, muito rápidos
- 2 A. Shepard
- A torcida
- Robert Quine (JD 1968): guitarrista de rock
- HD Radio/FM
- Tem uma imenso comunidade de instrutores e aprendizes em torno do universo
Outra coisa que me surpreendeu, são os conhecidos no Pinterest. A maioria fazem uso um pseudônimo, e usam o aplicativo em sua existência real. Depois conheci esses conhecidos em pessoa, e saber que tem uma existência privada, descobri-la, é impressionante.
Quando lançamos em outros países fora dos Estados unidos, nos damos conta de que todos os utilizadores têm as mesmas necessidades, se bem que a cultura mude. Na classe de receitas se vêem as diferenças culturais. Como por exemplo. o ingrediente mais usado em receitas guardadas em Portugal, é a batata, e o abacate, nos EUA. Os tempos mudam e as redes sociais se concentram.
Qual é a sua estratégia pra competir na atenção contra o Facebook, Instagram e Twitter? Somos corporações muito diferentes. O Pinterest é sobre o assunto você, é pessoal. No Instagram é mais a respeito de amigos e família, mais sobre a rede. Existe um lugar no mercado pra nós, que traga um diferencial.